Nossa História

Empreendedorismo e novas ideias transformando metal em produtos de sucesso

Mais que o desejo de empreender, uma vontade de fazer diferente. Este foi o motor que fez com que dois irmãos desistissem de seus empregos para montar um negócio próprio. Esse negócio, nascido em 1993, se transformou na Cucchi, hoje uma premiada empresa que tem como diferencial transformar ideias em metal.

A primeira fábrica da Cucchi foi o porão de uma casa, produzindo janelas e portas de aço. A qualidade das peças já era destaque desde essa época, o que fez com que os pedidos fossem aumentando e novas demandas de produtos surgindo. Logo, a fábrica precisou se mudar para um local mais adequado, contratar funcionários e investir em máquinas e equipamentos.

Entre 1995 e 1997, a empresa ganhou novas expansões. Nesse período, também passou a atender uma grande empresa de máquinas agrícolas e a fornecer gaiolas de aço para botijões de gás de todo o país. Em meio aos grandes pedidos, a Cucchi continuou fabricando outros produtos, como esquadrias de aço, portões para residência, fachadas, escadas e móveis para o varejo, sempre apostando na personalização e no cuidado com os mínimos detalhes, o que rendeu o apelido de “grife em metalurgia”.

O passo seguinte foi a fabricação de estantes, balcões e bancos. A evolução da empresa trouxe, em 2000, novidades em modelos de arquivos para pastas suspensas, armários para vestiário e estantes. Cada vez melhor equipada e ganhando destaque no mercado, a Cucchi lançou um novo produto em 2003, passando a produzir abrigos de ônibus com estrutura de aço e cobertura em policarbonato, fornecendo para prefeituras de todo o Rio Grande do Sul.

Novas tecnologias e inovação

Uma das marcas da Cucchi sempre foi entender a necessidade dos clientes e, a partir daí, projetar e oferecer produtos mais adequados. Com esse pensamento, passou a fabricar móveis de aço para segmentos como indústrias, supermercados, órgãos públicos e centros de distribuição, ajudando no armazenamento adequado de materiais com praticidade e durabilidade.

Em 2013, o projeto “20 anos e muitas novidades” trouxe um novo produto, os elevadores, mostrando toda a versatilidade da empresa. Tanto no segmento residencial quanto industrial, os elevadores hidráulicos e eletromecânicos Cucchi agilizam a movimentação de materiais em empresas e melhoram a qualidade de vida de pessoas. Hoje, já são mais de 50 instalados em todo o Rio Grande do Sul, e as novas ideias não param: está em execução o primeiro protótipo de elevador para locais de até dois pavimentos e espaços restritos, um produto irá beneficiar a acessibilidade onde antes não se imaginava ser possível.

Antecipar as necessidades do mercado sempre esteve no DNA da Cucchi. É por isso que a empresa passou a investir em uma nova linha de produtos: os componentes metálicos, oferecendo máxima qualidade nos mais diversos produtos. Qualidade, aliás, premiada pela maior distribuidora de energia do mundo, a CPFL Energia. Concorrendo com 5200 empresas fornecedoras a Cucchi foi finalista no Prêmio CPFL Mais Valor, que certifica os fornecedores que se destacam nos critérios qualidade, prazos, segurança no trabalho, sustentabilidade e responsabilidade social.

Desafios para o futuro

Os desafios são a engrenagem que movimenta a Cucchi. Uma empresa inquieta, que nunca para de criar, procurar modos de fazer melhor, mais adequado, com mais tecnologia. Que busca sempre oferecer o produto perfeito para seus clientes.

Hoje, completando 25 anos, a Cucchi mantém frequentes investimentos em processos e produtos. Recentemente, realizou a ampliação da fábrica e passou a fornecer de cruzetas metálicas para a maior companhia distribuidora de energia do mundo a CPFL Energia. Mais uma vez, a empresa prova que, com a força do metal e das ideias, é capaz de criar, transformar produtos que carregam e guardam o melhor na vida das empresas e das pessoas.